top of page

Eu e minha chatice com a hora do sono das crianças!

  • MANU
  • 19 de fev. de 2017
  • 5 min de leitura

Se por um lado, a vida moderna tem nos apresentado pais cada vez mais conscientes, preocupados e de certo modo até neuróticos com a qualidade da alimentação dos seus filhos em prol de sua saúde, na contramão disso tudo vemos um número gritante e cada vez maior de famílias relapsas, displicentes ou no mínimo despreocupadas com o horário dos pequenos ir para cama, mal sabendo que isso pode ser tão ruim para a saúde quanto uma má alimentação! Segundo especialistas, essa nova realidade na qual as crianças dormem depois das 22h faz com que elas fiquem cada vez mais ansiosas e desatentas, além de influenciarem no seu tamanho, rendimento, humor e causar diferentes transtornos.


Fato é... os pais não passam mais os dias com seus filhos, e carregados de culpa querem compensar o tempo perdido ficando até mais tarde com os pequenos. Quando digo que meus filhos vão para cama as 20:30 sempre escuto as mesmas respostas: "ahh! se meu filhor dormir essa hora eu [ou o pai] não fico nada com ele!". Poisé! É o que tem pra hoje pessoal! Tempos modernos... ônus e bônus... ação e reação... custo benefício! Tem que por na balança o que é menos pior pra saúde: a ausência dos pais ou do sono, e daí mandar ver! Difícil, porque de fato tudo é bem ruim para uma criança e o ideal seria que trabalhássemos menos e vivêssemos mais!

Como esse post é sobre a impotância do sono, ficam ai algumas boas razões para você colocar seu filho cedinho na cama, levando em conta que a saúde e desenvolvimento dele dependem disso:


  • Crianças que dormem cedo dormem mais rápido: A gente tende a pensar que crianças que vão mais tarde para a cama dormirão mais rápido, porque estão mais cansadas! ERRADO! Crianças que passam da hora de dormir, acabam lutando contra o sono e aí demoram mais para dormir. A hora que a criança está mais propensa a pegar no sono fácil não é tarde da noite, mas assim que escurece. Isso porque a melatonina, hormônio que estimula o sono e indica ao cérebro que é noite, é produzido das 20h às 21h30. Depois deste horário, a criança acaba se agitando novamente porque a mensagem de que é hora de dormir que é emitida pelo organismo já passou;

  • Crianças que dormem mais cedo acordam mais bem humoradas: de modo geral, não é porque a criança dormiu tarde que ela vai acordar tarde e aí você vai poder descansar um pouco mais. A grande maioria das crianças costuma acordar sempre no mesmo horário, independente da hora que foram dormir. E aí, se foram dormir tarde, acabam ficando mal humoradas porque não descansaram o suficiente.

  • Crianças que dormem cedo dormem melhor: o sono das crianças que dormem cedo costuma ser mais tranquilo. Isso porque, elas vão dormir menos agitadas, porque não passaram do ponto ideal de pegar no sono.

  • Crianças que dormem cedo crescem mais: A maior produção do GH (hormônio do crescimento) é sempre à noite. O hormônio do crescimento age a partir da 00h30 na maioria das pessoas, porém, atua no quarto estágio do sono. Assim, caso o seu filho vá para a cama lá pelas 23h, por exemplo, o hormônio terá menos tempo de atuação pois às 00h30 ele ainda não estará no estágio ideal de sono . Desta forma, irá prejudicar o desenvolvimento e o crescimento da criança. Quando a criança não está na cama neste horário, a produção de GH cai e ela pode crescer menos.

  • Crianças que dormem cedo ficam mais atentas e tem melhor rendimento escolar: O sono adequado ajuda a memória e a capacidade de aprendizagem. Os médicos explicam que na véspera de uma prova na escola, por exemplo, se comparar o cérebro de uma criança que dormiu cedo com o daquela que vai para cama tarde irá notar uma grande diferença. Na primeira há várias áreas em destaque, enquanto que na outra haverá apenas uma pequena parte. Então, provavelmente aquela que dormiu pouco irá se lembrar menos do que estudou quando comparada com a que está mais descansada. Por isso, quem adquire o hábito de dormir cedo vai tornar-se um adulto com menos propensão a doenças como o Alzheimer, que vem afetando cada vez mais pessoas. Para retardar a doença o aconselhável é atividade física e noites bem dormidas.

  • Crianças que dormem cedo tem menos tendência à obesidade: crianças que dormem e acordam mais cedo são mais ativas e magras que as que vão para a cama tarde, mesmo com a quantidade de sono igual.

  • Você terá mais tempo para você! Sim, que mãe que não merece umas horinhas de folga, para colocar as coisas em dia ou simplesmente descansar e curtir sozinha ou ao lado do maridão? Eu coloco os meninos cedo na cama, principalmente de segunda a sexta, e garanto que isso ajuda demais na rotina aqui de casa. Eles ficam mais descansados, mais bem humorados, e eu consigo aproveitar um pouquinho da vida sem filhos, que vamos ser sinceras, a gente também curte.


Com isso em vista, caso você conclua que é preciso rever os hábitos noturnos dos seus filhos ficam aí algumas dicas:

  • Coloque as crianças para fazerem atividades físicas desce cedo. Quem se exercita horas antes de ir pra cama dorme melhor.

  • Mude os hábitos e o ambiente da casa como um todo: Ao colocar a criança na cama o indicado pelos médicos é preparar o ambiente, contar uma história ou cantar uma canção de ninar e desligar todas as luzes da casa, mesmo que os pais não durmam cedo.

  • Até a iluminação deve ser especial. As luzes amarelas são mais apropriadas porque relaxam, favorecendo a chegada do sono, enquanto que as brancas emitem uma onda azul que atua diretamente nas mitocôndrias da nossa retina, inibindo a melatonina, hormônio do sono. Essa luz é a mesma que sai dos aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets. Por isso, eles não devem ser usados antes de ir pra cama.

  • Importantíssimo a criação do hábito precoce de ir acordada ao berço sempre no mesmo horário. Mostrar à criança que a hora do sono é mais um momento do dia e não um momento de separação.

  • É importante que a criança tenha um porto seguro. O ideal é que elas durmam sempre no mesmo lugar. Se for um bebê que coloque no berço, os pais podem colocar um móbile, um paninho, um brinquedinho, ou até uma peça de roupa dos pais. Os maiores podem dormir com um bichinho. É importante que ela tenha os objetos dela por perto. Assim, se ela acordar no meio da noite olhará para o lado, verá o companheiro, vai se sentir segura e automaticamente voltará a dormir sozinha”.

Espero ter, de algum modo contribuído pra esclarecer algumas questões relativas ao sono!


Beijinhos e até breve...



Comentários


A mamãe!

Emmanuella, 30 e muitos anos, virginiana, administradora, professora de educação física, cake designer, fotógrafa, esposa apaixonada, filha, irmã, amiga, nora, cunhada, mas sobretudo mãe dos dois baixinhos mais lindos, fofos e gostosos desse mundo!

Quer conhecer um pouco mais dessa mamãe ao quadrado, é só clicar  AQUI.

Tags!
Receba novidades!
MÚSICA!

© 2016 por Manu Fraga. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page