Para papais que vão viajar sem os filhos!
- MANU
- 12 de jun. de 2018
- 7 min de leitura
Custei a tomar coragem até que...ACONTECEU! Viajamos, marido e eu, por 18 dias, SEM Vítor e Luiza!
Antes de eu viajar, quando eu comentava com alguma pessoa que faria isso, a reação da maioria era: "Que delícia! Que inveja! O casal precisa né? MAS EU não tenho coragem!!!". E eu também vivi esse MAS e essa falta de coragem por um bom período da minha vida, até arregaçar as mangas e enfiar a cara! Então se você aí está precisando de um incentivo pra fazer o mesmo, eu digo apenas... SE JOGA amiga! Porque no fim das contas, mãe boa é mãe feliz... e não me leve a mal, não que a gente não seja muito feliz viajando com os filhos né? Mas é diferente ter também um momento só seu e do marido! Diferente e valioso!
O destino escolhido por nós dois foi a Disney... e com isso, mais uma enxurrada de perguntas e muitas vezes (sim senhor!) JULGAMENTO! "Mas vão pra Disney sem as crianças!? Que pecado!!! Vocês não querem levar eles pra Disney?! Mas porque vocês não vão para um lugar de adulto? Porque não uma viagem mais romântica? e bla-bla-bla...". Bom gente... eu sei que vou ser controversa, mas meus filhos tem 2 e 4 anos, e sinceramente eu não acho que os parques da Disney sejam pra crianças dessa idade, por n motivos (que talvez, depois, eu faça um post só falando sobre isso! Ou não!). E o fato de eu ter ido sem eles, me fez ter uma certeza ainda maior do que eu já tinha (por já ter ido antes pra Disney e observado) de que há um momento para tudo e não há a mínima necessidade de um passeio desse tipo nessa faixa etária! Tem coisa que a gente sai fazendo no automático e sinceramente, levar criancinhas pequenas pra Disney virou moda, quase necessidade mas pelo que eu observei por lá, os pequenos estavam aproveitando muito pouco (mais olhando, do que participando) e prisioneiras de carrinhos de bebê ou daquelas coleirinhas de criança! Se eu quero levar meus filhos pra Disney?! SIM! QUERO MUITO! Mas num momento em que eles possam de fato aproveitar, reconhecer, apreciar e dar o devido valor que uma viagem dessas tem! Mas enfim... isso foi mais um desabafo! KKKK Cada pessoa tem sua visão de mundo e eu respeito muito quem ache válido ir com crianças pequenas, mas também gosto de ter minha visão respeitada sem ter que ficar me justificando. Para nós o gasto não valeria a pena e nem era o momento... queríamos ir para a Disney e desfrutar 100% juntos e por nós mesmos e se os meninos fossem a gente teria o tempo todo que se revezar nos brinquedos, não ir juntos, enfim... Meu marido nunca havia nem se quer saído do Brasil, por isso a viagem foi dele, do jeito que ele quis, sonhou e mereceu! Com crianças é preciso ir num outro ritmo, com uma outra proposta que não era a nossa para essa vaigem! Fomos ligados no 220! saímos de casa cedo e voltávamos super tarde! E foi tãaaaao bom! E não! Não somos piores pais por isso!
Viajar com crianças é maravilhoso! E já estamos planejando uma viagem com eles... mas para um local onde de fato, com a idade que estão, vão aproveitar sem nos privar de nada.
Mas enfim... enquanto eu estava compartilhando histories na viagem algumas amigas me perguntarem como eu me organizei e me senti segura para deixar os meninos aos cuidados de outras pessoas aqui no Brasil. E o post na verdade é sobre isso! Como se organizar para se sentir segura em deixar os pimpolhos para trás!???
Conte com uma rede de apoio com pessoas em quem você confia! Seja família, amigos, funcionários...enfim, se você não tem pessoas SUPER de confiança, não dá para fazer uma viagem nesse esquema! Aqui eu contei com minha funcionária (que já está com a gente desde antes do Vítor completar 1 aninho), minha madrinha (que veio de Valadares ficar em minha casa enquanto eu estive fora!), minha mãe nos finais do dia (pois ela trabalha o dia todo, mas dormiu, junto com minha madrinha, aqui em casa todo dia!), meu pai (que estava no Brasil no período da minha viagem), meu cunhado (que levou os meninos na escola alguns dias), minha cunhada e sogra (que passaram um fim de semana inteiro com os dois e levaram Luiza ao médico quando ela adoeceu), minhas vizinhas que passavam o olho e se dispuseram a trazer os filhos para brincar e distrair meus pequenos, minhas amigas que se dispuseram a ajudar, minha irmã no período em que eles estiveram em Governador Valadares; e a Leila, um anjo em forma de gente, que levou os meninos de escolar para a escola!
Se prepare com antecedência, e sobretudo prepare e "treine" as crianças para o que está por vir! Aqui em casa, assim que definimos a viagem, marido e eu já comunicamos às crianças e passamos a falar com eles sobre isso todos os dias, mas sempre trazendo algo de legal para o lado deles! Por exemplo? Vítor sempre me pediu pra ir pra escola de escolar... então eu sempre falava: Quando a mamãe e o papai viajarem vai ser muito legal que vocês vão poder ir de escolar pra escola né? Ou: "Vocês vivem pedindo pra vovó dormir aqui né? Quando a mamãe e o papai viajar vai ser legal que ela vai dormir todo dia!". Além disso, não deixe para implementar as mudanças apenas quando a viagem for acontecer, pois a criança pode ter que se adaptar a muita coisa de uma vez só e se sentir insegura! Por exemplo: Eu coloquei os meninos no escolar duas semanas antes de viajar! Nos primeiros dias cheguei a ir no escolar com eles para que eles se acostumassem com a Leila, se sentissem a vontade e seguros e para que eu também me sentisse segura! Desse modo, na semana que viajei eles já estavam adaptados e não sentiram mais essa perda junto com a ausência dos pais!
Corte da rotina apenas as coisas muito complicadas! Por exemplo... Luiza faz aula de música em um local muito distante! Não dava para eu contar que as pessoas que estavam me ajudando, de boa vontade, ainda tivessem a trabalheira de ter que se deslocar tão longe, com tempo tão curto, para uma atividade apenas! Assim sendo, a professora de música foi comunicada com antecedência que Luiza ficaria o período sem essa atividade!
Tente manter a rotina o mais próximo do normal o possível, quando as crianças estiverem em casa. Para que os meninos continuassem fazendo o que normalmente nós fazemos no nosso cotidiano, eu montei um calendáriozinho (figura 1), imprimi e deixei preso na geladeira, assim, todas as pessoas envolvidas nos cuidados deles sabiam o que precisava ser feito de antemão! Se você pretende viajar, não deixe de elaborar um calendário para a rotina dos pequenos! Quem quiser o template me manda mensagem que eu envio por e-mail!
figura 1
COMUNIQUE-SE com todas as pessoas envolvidas nos cuidados e estabeleça um CALENDÁRIO onde todos saibam suas funções e tenha acesso a elas! Por exemplo... conversamos com minha cunhada antes, para saber se no fim de semana que precisávamos, ela poderia assumir o cuidado com os meninos! Quando ela deu ok, colocamos no calendário! Conversamos com meu cunhado também para saber se nas sexta-feiras (que a moça do escolar não podia), ele poderia levar as crianças na escola! Quando ele deu ok, anotamos no calendário! Conversamos com as professoras na escola avisando que estaríamos ausentes, que os para-casa poderiam ir diferentes e pedindo uma atenção especial... e para que elas não esquecessem, enviamos uma cartinha (figura 2 - rasurei os dados das pessoas! Apenas para vocês terem uma idéia de cartinha!) na agenda no dia em que viajamos! Além de imprimir o calendário e afixar em local visível, vale a pena mandar por whatsapp o .pdf para as pessoas envolvidas!
figura 2
Seja específico em como você quer que as coisas sejam feitas! As pessoas não tem como adivinhar então fale! Eu por exemplo sou chata com os lanches da escola então deixei também colado na geladeira uma planilha (figura 3) com possíveis combinações mesmo sabendo que minha funcionária já está acostumada com o que eu gosto que mande!
figura 3
Tenha uma lista de contatos de emergência e distribua para todos os envolvidos nos cuidados com as crianças! (figura 4 - Por motivos de segurança rasurei o nome da escola dos meninos nos contatos, e os telefones das pessoas!Mais uma vez, anexei a minha lista apenas para vocês terem um modelo de base para criarem as suas!). Mesmo nossos parentes já, provavelmente, tendo os contatos uns dos outros eu montei um listão com todo e qualquer telefone que julguei necessário! E deixei todos as pessoas que estavam na lista a par de que poderiam ser acionados a qualquer momento em uma eventual emergência!
figura 4
Tente proporcionar vivências diferentes! Assim eles também terão novidades para contar quanto os pais retornarem! Aqui, os meninos viajaram com meus pais para a casa da minha avó! Como foi no fim de semana do dia das mães, estava a famíli em peso por lá e foi aquela farra! Minha irmã que mora no Rio e as primas que eles AMAM também foram! E pra completar o encanto, a viagem foi de TREM! Então claro que eles curtiram, acharam o máximo e voltaram cheio de novidades pra contar!!!
Não tenha medo de falar com as crianças! Aqui em casa a gente conversa MUITO então não conseguimos seguir a dica que algumas pessoas nos deram de não ligar todo dia, muito menos pelo facetime, pois as crianças ficam com saudade, tristes e choram! Mas com a gente aconteceu ao contrário! As crianças ficaram super felizes de falar com a gente e nos ver, mesmo que pela câmera do celular... mas também se cansavam rapidinho e já iam brincar, ou seja, sem estresse pra desligar, nem xororô! Administramos a saudade e pra eles também foi bem legal!
Se possível, permita que a criança escolha um presente da viagem (algo possível de ser comprado né?)! Por aqui, todos os pedidos que acertamos trouxemos! É muito feio combinar algo com a criança e não cumprir! Ela irá perder a confiança em você! Mas também não exageramos... Não queremos condicioná-los a achar que sempre que formos viajar eles tem direito a algo! Foi apenas um carinho mesmo! Que pai consegue viajar e não trazer um presente?! kkkk
Desconcte-se, desapegue-se e sobretudo permita-se se divertir MUITO! Acredite! Eles também se divertirão, as pessoas que ficarem com eles também e todos serão muito gratos pela confiança depositadas neles e pela oportunidade de criar laços mais fortes e estreitos com os seus pequenos! É uma equação aonde todo mundo ganha!!!
E ai? Gostaram das dicas?!
Beijinhos, beijinhos e até breve...















Comentários