Ama-mentar!
- Manu
- 23 de jul. de 2014
- 2 min de leitura

Hoje em dia a amamentação tem sido um tema bastante polêmico! Quase um tabu!
Quem amamenta veste a camisa e levanta a bandeira como se apenas por isso fosse a melhor mãe do mundo! E quem, por algum motivo não pode amamentar, acaba muitas vezes se sentindo frustrada e cheia de culpa, como se por isso fosse a pior mãe do mundo!!!
Calma lá pessoal! Cada caso é um caso e cada mãe é uma mãe!
Eu procuro sempre me informar sobre aquilo que é o melhor para o meu bebê... Mas aprendi também a colocar na balança aquilo que me deixa feliz!Afinal, mãe feliz reflete em bebê feliz também!
Pra ser bem sincera, tenho me sentido incomodada com imposições e regras generalistas como se houvesse uma "Constituição da Mãe Perfeita", onde se você quebrasse qualquer "lei"estaria cometendo um crime!
Eu mesma conheço mulheres que tinham leite, mas não sentiam nenhum prazer em amamentar. Pelo contrário! Para elas era um martírio, sofrimento sem fim, até optarem por dar a fórmula e aquilo foi uma libertação e total melhoria na qualidade de vida da mamãe, logo, do bebê também!
No meio da palavra AMAmentar, está a palavrinha AMA! Ou seja... é preciso muito amor, senão não faz nenhum sentido! Eu sou da teoria que, antes uma fórmula dada com amor a um peito dado na dor, assim todo mundo fica feliz!
Ai as que vestem a camisa do aleitamento vão dizer? "Mas e o vínculo da mãe com o bebê!?"
Ah, minha filha! Se você só consegue estabelecer um vínculo afetivo com seu bebê no momento da amamentação, sinto muito lhe informar que há algo de errado aí!? E antes do banho que você pode fazer aquela shantala maravilhosa e cheia de afeto? E na hora do cochilo que vocês dois podem deitar coladinhos e se encherem de carinho? E em cada troca de fraldas que você pode encher a barriguinha dele de beijinhos! E dando um passeio com ele pendurado no canguru coladinho em você enquanto você canta musiquinhas pra ele? Sinceramente, eu perderia meu dia aqui enumerando várias outras maneiras de estabelecer um vínculo de muito amor entre você e o seu bebê! Caso você se restrinja apenas à amamentar seu bebê, achando que isso é o suficiente e a maior prova de amor, sinto lhe informar que você está sendo praticamente uma ama de leite, provedora de alimento, nada mais!
E não me levem a mal! Muitos podem achar que não pude ou não quis amamentar e por isso estou vestindo a camisa de quem opta pela fórmula, mas não! Meu bebê faz seis meses quinta-feira e mantive-o em aleitamento materno exclusivo até então, mesmo a pediatra me informando que poderia iniciar a inserção alimentar com frutas no quinto mês!
Eu visto a camisa do livre arbítrio e da mamãe e do bebê feliz! Isso sim! Porque pra mim a maternidade é uma escolha e não uma prisão!


Comments