Minha nada doce experiência com a temida cólica do bebê!
- Manu
- 18 de jul. de 2014
- 3 min de leitura
Aos 14 dias de vida o meu pequeno e amado bebê começou a viver o pior pesadelo de todas as mães: as CÓLICAS!
Se você teve um bebê e não precisou passar por isso considere-se a mãe mais sortuda desse mundo!!! Acredite-me!
Todo mundo me dizia que com 3 meses o problema passaria e eu acreditei, mesmo achando que 75 dias era tempo demais para ver o meu baby padecendo daquele jeito! Faltei fazer um calendário com contagem regressiva, se é que não fiz mentalmente!!!
Pior...
Não passou com 3 meses, nem com 4 e quase beiramos o quinto mês até que milagrosamente os gases pararam de incomodar! Sinceramente, passar não passou... ele continua um peidorreirinho até hoje! Mas... não dói mais! E isso já é um grande alívio!
Levei o Vítor em 4 gastropediatras, todos me deram o mesmo parecer! É fisiológico e culpa da imaturidade do sistema digestivo do bebê...Não há nada a fazer a não ser dar tempo ao tempo!
Enquanto o tempo passava meu bebê sofria e eu também, mas não parada!
Vale a pena ressaltar que, para mim o Vítor passou por dois momentos diferentes! A princípio ele teve cólica... nada de pum! Ele se contorcia, chorava e era sempre durante o dia! Não afetava o soninho noturno dele! Foi assim até os 2 meses quando, o que não podia ser pior acabou piorando! Começaram os gases... ele acordava a madrugada inteira chorando e soltando pum!
Sinceramente, para mim, as Cólicas foram muito mais tranquilas e suportáveis que os gases! Até porque consegui dribar a cólica, mas os gases, mal e porcamente!
Vou contar pra vocês tudo o que testei... o que deu certo e o que não deu!
Enquanto o problema eram as cólicas:
LUFTAL / MYLICON / FLAGAS - No nosso caso não resolveu de nada! Pra quem quiser testar, o Mylicon é o mais aconselhado por não ter corantes que possam provocar reações alérgicas no bebê!
CHÁ DE FUNCHO: Senti que melhorou um pouquinho pro Vítor nos dias em que eu mesma tomei cerca de 2 litros de chá! Ele tomando não mudou em nada!
FUNCHICÓREA: Você para de chorar quando toma, mas não porque faz algum efeito e sim porque é docinha e te distra da dor! Assim que o sabor some da sua boca, o chororô volta! De qualquer modo, o papai ama essa alternativa pra te tapear nas horas do choro. Mas resolver pra gases ou cólica, sinceramente não resolve! A maior propaganda ilusória! rs
COLIC CALM: Definitivamente o salvador da pátria! Nâo sei se coincidência ou não, mas da primeira vez que te demos o remédio o choro parou quase que instantaneamente e, por muito tempo foi a nossa salvação!!!
GOTINHAS HOMEOPÁTICAS: Para nós, não funcionou! Mas vejo muita gente falando maravilhas!

Quando o problema passou a ser gases, o Colic Calm perdeu o efeito salvador! :( Então tentei novas alternativas!
CLORIDRATO DE RANITIDINA (LABEL): A princípio depositei na ranitidina todas as minhas esperanças! Mas não, não funcionou tão bem assim! A ranitidina é usada para bebês com refluxo, e como o Vítor golfava muito, a pediatra e eu decidimos tentar para ver se o problema era azia e não gases! Apesar de tudo, hoje em dia, que o Vítor ainda toma a ranitidina, quando acontece de eu esquecer de ministrar percebo que ele fica com mais gases!
MOTILIUM: Mesma linha de raciocínio da Ranitidina! O motilium também é usado para o refluxo (substância ativa: domperidona) e no caso do Vítor, além de não resolver, o deixou mais agitado! Logo paramos de usar!
LUFTAL / MYLICON / FLAGÁS: Ainda hoje com 6 meses usamos o mylicon, combinado com a ranitidina! E apesar de não acabar com os gases, quando o Vítor não toma sinto que piora!
TUMMY CALM: Do mesmo fabricante do Colic Calm, o Tummy é feito para aliviar quaisquer desconfortos abdominais. Para nós foi decepcionante! Apostei todas minhas fichas e dólares nele, e não valeu de nada!
LITTLE TUMMY: É a versão americana do luftal/flasgás/mylicon, só que com gostinho de morango! Pra gente, não deu em nada!
HOMEOPATIA: Ainda não posso dar o meu parecer pra homeopatia! Começamos a usar a uns 7 dias então acho que precisamos de um prazo maior pra perceber resultados!
A conclusão que tirei com essa minha jornada de caça a solução para os problemas gastro-intestinais do bebê foi: realmente, só com muita paciência e dando tempo ao tempo as coisas se ajeitam! Resolver por completo nenhum remédio resolve, apenas alivia! Mas como coração de mãe é mole, qualquer pequeno alívio já é uma grande recompensa né?! OBS MUITO IMPORTANTE: TODOS os medicamentos que dei para meu bebê foi com orientação médica! Favor consultar o pediatra antes de tentar qualquer produto com seu bebê ok?!

Comments