top of page

Babador: modinha ou necessidade?

  • Manu
  • 29 de jul. de 2015
  • 5 min de leitura

Quando o assunto é baba de neném, ahhh minha querida, pode ter certeza que sou expert! Não sei porque, mas meu filho Vítor baba muito, mas muito mesmo!


Já até conversei com o pediatra diversas vezes sobre esse "problema" dele, e após descartarmos várias possibilidades concluímos que ele é apenas um bebê babão!


Sendo assim, desde pequenininho eu penava com o peitinho dele ficando molhado de baba, e assim, tive que recorrer ao uso constante do babador! Muito raramente você irá ver o meu filho sem o danado do babador... e o que parece uma marca registrada, um "estilo", é na verdade uma necessidade! Muita gente acha que o uso constante do babador é o meu jeito de deixar ele fashion e com um estilo próprio! Mas não!!! Hahaha!


Até chegar ao babador "ideal", vários testes (e várias compras!) foram feitas!


Fica aí a minha opinião sobre os babadores testados:


1) Babador impermeável de plástico: São aqueles babadores super fofinhos e divertidos, que a marca Carter's por exemplo vende em kits! Comprei diversos pro Vítor e fato é... POUCO USEI! Pra ser usado pra função de conter a baba, ele é pouco confortável, por ser ligeiramente rígido... Pra ser usado pra função proteger a roupinha na hora da alimentação, ele até cumpre seu papel mas, é um porre pra lavar depois! Por aqui, não deu ibope! O vítor ficava incomodado, sempre que se mechia o danado do babador levantava pro rostinho dele, enfim... um saco! Pra completar, o fechamento do babador é com velcro... e o velcro dos da Carters pelo menos não era lá grandes maravilhas, ou seja... soltava o tempo todo! Ai, nem!!!



2) Babador rígido: São aqueles babadores de plástico grosso e firme, que geralmente vem com uma aba para conter a queda de alimentos na parte inferior. Só por aí já fica bem evidente que esse babador é pra alimentação, e não pra segurar a baba do neném né? E se por um lado ele tem dois pontos bem positivos... primeiro que o tal compartimento realmente impede que a comida caia na roupinha do bebê e segundo que na hora de limpar basta jogar ele na pia, embaixo da torneira, e lavar como uma vasilhinha de plástico mesmo!... Por outro lado ele é desconfortável, trambolhento (experimenta levar isso pra rua!) e pouco anatômico! O do Vítor era um baby bjorn exatamente como esse da foto, só que de outra cor... e essas bolinhas deixavam um monte de marquinhas vermelhinhas no pescocinho dele! Ou seja, machucava! Além disso, bastava ele levantar os bracinhos... o babador levantava no rostinho dele também! E se o compartimento estivesse cheio de comida, adivinha só o que acontecia!?!?!? Ou seja... aposentei também! *Obs: Existe desse modelo de babador em um material que parece um silicone, mais molenguinho e flexível... Nem cheguei a testar pois definitivamente me decepcionei com o modelinho. Talvez, feito nesse material menos rígido o babador seja menos estabanado! Quem sabe... Não quis arriscar "investir" novamente em algo que não deu certo.

3) Babador impermeável de plástico:

São aqueles babadores de plástico molinho, bem simplesinhos e antiguinhos! Os recortes podem ser de diversos tipo... por aqui, os preferidos são os de vestir, com manguinha estilo camiseta... ou o modelinho tradicional mesmo, que também funciona! Fato é... Esse modelinho de babador, aqui em casa, foi o modelinho adotado pra hora da refeição. Porque!? Primeiro porque, em especial o de manguinha, garante que a roupinha saia intacta, sem nenhuma sugeirinha, facilitando sobremaneira a nossa vida de mamães! (Ninguém merece lavar roupa imunda de papinha de neném!). Segundo porque o próprio babador é super fácil de limpar/lavar! Aqui em casa, quando acaba a refeição, eu já passo a bucha ou escovinha e ja deixo penduradinho pra secar! Voi lá! O único contra dele é que, por usar (e lavar!) muito toda hora, os viézinhos vão ficando encardidos e o babador vai ficando velho super rapidinho! Mas como ele nem tão caro assim é... vale muito a pena!


4) Babador impermeável atoalhado: Xiiii! Super reprovados, principalmente se forem daqueles baratinhos que a gente compra na baby ou feirinha! São asperos, firmes demais (que faz com que tampem o rostinho a qualquer movimento do bebê!) e que não sejam nada bons pra enxugar a baba dos nossos pequenos! Pra comer eles também não são nada bons... um porre pra lavar! Não gaste seu dinheiro, mesmo eles sendo baratinhos!


4) Babador atoalhado tommee tippee: Meu segundo favorito quando a função é segurar a baba do bebê! Simplesmente por ele ter um rolinho mais grossinho na altura do queixinho do bebê, e como esse rolinho é atoalhado, ele retém a baba por um tempo considerável! O tecido é macio e gostosinho mesmo sendo um atoalhado! O único contra é que, se por um lado o fato dele não possuir uma plastificação o deixa maleável e confortavel... por outro, a umidade atinge rapidinho o outro lado do babador podendo assim molhar o peitinho também... Ou seja, funciona, mas exige troca com uma frequência boa!



4) Babador descartável: Usei muito, muito pouco mesmo... Pra segurar baba não funciona! Em segundos ele está molhado! Mas pra proteger a roupinha da lambuzeira na hora do papá é até bastante eficaz e prático, ainda mais as versões que tem o bolsinho pra segurar a comidinha que cai... assim que a lambança acaba, basta jogar fora! Ou seja... 1000 pontos por não precisar lavar e tirar manchas do babador! O problema é que aqui no Brasil o preço dos descartáveis ainda é bem salgadinho, então... não rola né?


ps: Pra usar o bolsinho, você deve torcê-lo pro lado avesso, assim ele para abertinho mesmo, ok?


4) Babador triangular ou de bandana: Meu favorito, quando o assunto é contenção de baba, mas pra alimentação NUNCA JAMAIS (que dó de manchar um desses!!!)! Por ele ser franzidinho, mesmo quando já encharcado, ele não chega a molhar tanto o peito do bebê quanto os demais! O problema é que eles costumam ser caros... Por aqui, comprei um modelo de uma butique careira, tiramos o molde e a vovó fez mais de não sei quantas cópias em tecidos e estampas diferentes! HAHAHA Os babadores triangulares são marca registrada do Vítor... Todo mundo pensa que é estilo, e sim, realmente eles são muito estilosos e fofinhos pois parecem ser um lencinho! A vovó acabou adaptando e fazendo ele com mais camadas de tecido pra segurar mais tempo! Em breve testaremos uma versão com um plastico molinho e flexível por dentro pra ver se resolve de vez o problema da barreira contra a baba, sem ficar rígido demais... tomara que dê certo! Mas mesmo assim, do jeito que eles são, já é a melhor opção pra proteger do molhaceiro no peitinho do bebê!

E você? Já testou algum modelinho diferente?

Qual o seu favorito???

Beijinhos e até breve!!!

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page