Programando a sua festa!
- Manu
- 13 de nov. de 2015
- 5 min de leitura
Para quem não me conhece pessoalmente, antes de ser mãe full-time eu trabalhava com festas!!! SIM, depois da minha família, o universo da confeitaria artística e das festas é a minha grande paixão! Quando eu tenho um tempinho livre eu pesquiso sobre festas, quero fazer cursos da área ou simplesmente deixo a minha imaginação voar longe pensando em algo novo para alguma festa!
Preparar uma festa trás uma infinidade de possibilidades, permite que a gente use e abuse da criatividade e deixa a gente feliz (além de pobre e exausto! KKKKK).
Pensando nas pessoas que não tem muita experiência, eu decidi montar um chekclist básico com um cronograma das coisas que precisam ser pensadas/providenciadas/compradas quando se quer fazer uma festa!!!
Abaixo do checklist deixo algumas dicas, comentários e sugestões.

Quanto aos prazos utilizados, vale a pena observar a demanda do que você tem em mente! Por exemplo... Se você quer contratar bolos e doces com a doceira/cake designer/ confeiteira bambambam da sua cidade, provavelmente você terá que orçar e fechar o pedido com ela bem antes de 2 meses de antecedência! Se você quer uma fotógrafa muito concorrida ou um salão de festas que vive locado também! Então é bom ficar sempre atento aos prazos!
Quanto aos personalizados, atentar para prazos também... caso você deseje por a mão na massa e fazer tudo vale a pena começar BEEEEEM antes e deixar tudo pronto! Ficar atenta pra não exagerar tanto na variedade (pode acabar ficando cafona!) quanto na quantidade de cada ítem!
Ainda quanto aos personalizados, quando for decidir o que fazer é preciso pensar na dinâmica da mesa, em formas e cores! Precisa de ítem mais altos, outros mais baixos, precisa de coisas curtinhas e coisas compridas, precisa de caixinhas e saquinhos, potinhos e tubinhos... O mesmo serve para a prataria! Precisa de pratos altos com pés e pratos sem pé... caixas para elevar alguns ítens... vasos de flores mais altos e outros mais baixos, afinal a mesa precisa ter um certo movimento! Se deixar tudo na mesma altura, com as mesmas formas e cores, provavelmente ficará monótono!
De modo geral a regra da simetria funciona... Principalmente quando não se é profissional na área! Se colocou algo de um lado da mesa coloque do outro, assim fica tudo equilibrado! Um prato alto na direita do bolo, outro na esquerda! Um vado de flor grande a o lado direito do bolo... outro à esquerda! E por aí vai!
Quadrinho 1: 2 meses antes!
Festas infantis costumam durar 4 horas por padrão! Crianças não aguentam muito mais que isso! Nem a gente!!! KKKKK
As comidas e bebidas devem ser pensadas de acordo com o horário da festa e a estação do ano! Se a festa for pela manhã por exemplo, nada a ver servir salgadinhos fritos né? Deveria servir coisas de café da manhã como bolos, pães, salada de frutas, frios, ovos mexidos e por aí vai... Se for de manhã no verão, muito suco refrescante, chup-chup, picolé... já se for de manhã no inverno, chocolate quente!!! Viu como o horário e a estação mudam todo o cardápio!?
Quanto às lembrancinhas, eu sinceramente considero ítens dispensáveis! Entre dar qualquer bobeira (tipo saquinho de balas!) ou não dar nada, fico com a segunda opção afinal...você já deu a festa inteira, porque precisa dar algo mais!?
Pra aniversário de bebês não é necessário pensar em atividades... alguns brinquedos como pula pula e piscina de bolinha, resolvem o problema! Já a partir dos 2 aninhos vale a pena pensar em um animador, um teatro, contador de histórias ou cantor!
Quadrinho 2: 1 mês antes!
Data e horário são MUITO relevantes na definição do local da festa! Por exemplo, o Vítor é de final de Janeiro, uma época de muita chuva! No aniversário de um aninho dele eu insisti em fazer a festa em um local aberto e quase ponho tudo a perder porque choveu MUITO no dia! O horário também foi bem cansativo pra ele, afinal, acostumado a dormir às 20:00 hrs teve que aguentar a festinha até as 22:00 hrs.
Quanto à verba, sabendo em média quanto você pode e pretende gastar, você já elimina várias opções da sua lista... se você sabe que pode gastar cinco mil por exemplo, não vai perder seu tempo indo visitar um buffet de sete mil!
O tema também é super relvante na definição do local! Uma festa com o tema Cowboy por exemplo ficaria muito mais fofa num sítio com gramado que num salão de festas fechado!
O número de convidados também afeta a definição do local... não adianta você amar determinado salão de festas se ele só cabe 100 pessoas e você tem 200 convidados né?
Quadrinho 3: 15 dias!
Preparar uma lista de compras ajuda muito, pra evitar o ir e voltar nos luagres várias vezes porque esqueceu alguma coisa!
Quanto aos convites, hoje em dia muita gente manda apenas a versão virtual por e-mail ou whatsapp! Eu sou APAIXONADA por convite impresso e faço questão, mas SIM, é uma forma de reduzir gastos!
Pra resolver o problema de músicas eu costumo usar o SPOTFY! Monto uma lista offline e voilá! Problema resolvido! De Xuxa à Palavra Cantada, de Galinha Pintadinha à Balão Mágico... Rola de tudo!
Quadrinho 4: 1 semana antes!
É sempre bom confirmar presenças pra não fechar o buffet com um número muito maior que o de convidados e pagar muito mais por isso!
É sempre bom confirmar os pedidos fechados com os fornecedores contratados na semana antes da festa! Geralmente as pessoas que trabalham com festas trabalham pensando na demanda da próxima semana e assim você garante que justo o seu pedido/serviço não seja esquecido!
É sempre bom pensar em comidinhas que possam ser preparadas com antecedência pra aliviar o volume de serviço na véspera da festa!
Se a roupinha do aniversariante for combinar com o tema da festa aí precisa definir um pouquinho antes. Se a festa for de circo e você quiser a criança de Palhacinho por exemplo terá que providenciar uma fantasia e pode ser que na semana da festa não consiga!
Quadrinho 5: 1 dia antes!
Não tem muito como fugir! As comidinhas tem que estar todas prontinhas e armazenadas de modo a garantir a conservação! As bebidinhas que precisam ser geladas devem ir pra geladeira/freezer pra garantir que esteja tudo bem gostosinho na hora da festa!
Quadrinho 6: No dia da festa!
Botijões de gás hélio desses pequenos comprados em casas de festa costumam ter péssima durabilidade!!! Vale muito mais a pena alugar um butijão em casas especializadas e garantir que seus balões a gás fiquem de pé a festa toda! Mesmo assim, o ideal é encher os balões quase na hora da festa!
Pra quem for usar arranjo de flores naturais, as flores devem ser compradas e os arranjos feitos no dia da festa! Caso a festa seja cedo pela manhã pode-se usar flores com maior durabilidade e fazer os arranjos na noite anterior e deixar em lugar fresco e refrigerado!
Pensar bem na rotina do seu filho no dia da festa para que ele chegue descansado ao evento! Nada pior que um aniversariante estressado e chorão!!! Tentar manter o dia da criança o mais próximo possível de um dia normal para que ele chegue ao evento bem relaxado e feliz!
Espero muito ter ajudado, e que seu evento seja um SUCESSO!
Qualquer dúvida deixe um comentário que eu respondo com o maior prazer!!!
Beijinhos, beijinhos...

Comments