top of page

Da importância de se ter... amigos vivendo o mesmo que você!

  • Manu
  • 6 de ago. de 2014
  • 4 min de leitura

Ai o bebê nasce e a gente acaba precisando, desesperadamente de... AMIGOS! Afinal, por mais que estejamos 24 horas por dia agarrados a uma criaturinha fofa... esse serzinho não fala, não anda e se comunica apenas através de choro! Ou seja... em alguns momentos te deixa totalmente aflita, desesperada e querendo pedir SOCORRO!


Aí você liga para aquela sua amiga... solteira, baladeira e que vive falando dos paqueras! NADA contra! Mas com certeza ela não vai ter muita paciência pra te ouvir falando de fraldas sujas e, com mais certeza ainda, ela não terá muitos conselhos ou experiências pra trocar com você!


Todo sofrimento que você estiver passando, ela não vai ter a mínima noção do que se trata... assim como ela não vai ser capaz de dimensionar algumas alegrias e emoções que você está vivendo! Você vai querer que ela curta e comente efusivamente cada foto do seu pimpolho que você publicar no facebook, mas, NÃO, ela não demonstra tanto entusiasmo!


Não a culpe! Nem se culpe! A questão é... vocês estão vivendo em planetas totalmente diferentes!


Ai você se dá conta que, aquela sua colega que você não via a tempos, mas que acabou de ganhar bebê ou já tem filho, começa a participar ativamente dos seus posts de bebês no facebook; puxa papo pra saber como estão as coisas no seu whatsapp, te liga pra marcar um passeio num fds... ai você descobre que a maternidade DEMANDA novas amizades!


Não que as antigas já não sejam mais amigas! CLARO que são!Nem tampouco que você vá sair substituindo pessoas! Mas SIM, será necessário AGREGAR gente nova na sua nova vida! A maternidade nos coloca em um momento em que você precisa do colo, segurança, conselhos, apoio e carinho que as outras mães (ao menos a maioria delas) sabem te dar, pois também precisam... E quando digo ao menos a maioria, digo porque, tem mãe também que adora fazer você se sentir a pior mãe do mundo! Tudo pra ela é fácil, lindo, simples, tranquilo, feito conto de fadas! A vontade que dá quando a gente tromba com uma dessas é lembrá-la da história do Gepeto e do Pinóquio! Mentir é feio viu? TODO BEBÊ em algum momento ou em algum aspecto dá trabalho! Uns mais, outros menos! Ainda assim, dá! E toda mãe, em algum momento, vai se sentir perdida e desesperada!


Mas, voltando ao assunto das amizades! Me senti só! Muito só, nos dois primeiros meses de vida do meu pequeno! Olha que eu ainda tive a sorte de ter uma AMIGONA ganhando bebê quase na mesma data que eu, mas como ela mora em outra cidade, a gente se ajudava mais por telefone! Ai decidi que eu não seria capaz de viver daquele jeito... Trancada em casa, vendo a vida passar na telinha do meu celular enquanto eu ninava o Vítor, assistia todas as novelas da Globo enquanto amamentava, e tomava banho na velociada da luz entre os cochilos dele... comia qualquer bobeira ou tirava um micro cochilo nos míseros minutos em que ele estivesse dormindo! Isso que era a tão sonhada maternidade????


Foi aí que decidi procurar AJUDA!


Comecei pelos grupos de mães do Facebook! Enquanto eles me enchiam de assunto, papo, e ocupação no campo virtual... na prática, no dia a dia, eu continuava ilhada! E sozinha! Sabe como é! Com as despesas do bebê, maridos precisam trabalhar mais que nunca! Então a gente acaba que fica sim, muito tempo sozinha com o bebê, e em casa pois dá medo de imaginar sair sozinha e esquecer a parafernalha pra trás...ao menos no começo!


Além do mais, se por uma lado os grupos de mãe virtuais te ajudam, por outro, ele te enchem de caraminholas uma vez que... haja mãe neurótica e paranóica por aí!


Mas nem me lembro como, acho que foi de um grupo de Facebook que acabei caindo em outro grupo específico do meu bairro! Tomei coragem, fui num encontro, e ai me adicionaram no grupo de Whatsapp... As conversas já ficaram mais dinâmicas e pessoais, e o grupo mais reduzido e íntimo! No meu caso, que sou tímida mas faladeira, a tecnologia ajuda muito! Digitar é bem mais fácil que falar cara a cara! Além do mais, como o grupo era de mães do meu próprio bairro, havia o grande benefício de estar me relacionando com pessoas mais próximas de mim do que eu poderia imaginar!


Sorte maior é que esse grupo é animado e engajado! As mamães se encontram frequentemente na pracinha, fazem piqueniques, festas e eventos! E pra melhorar: as mães são reais, de carne e osso, que assumem falhas, dificuldades, carências, defeitos, assim como celebram vitórias, conquistas e pequenas alegrias que os pequenos nos dão em nossos dia a dia! As mamães dividem lágrimas e receitas de bolo, sorrisos e receitas de remédios, indicacões de manicures a pediatras, dicas de ofertas a fofocas de revista, enfim...qualquer assunto é assunto e tudo é importante, nada é irrelevante!


TUDO o que eu procurava, e PRECISAVA!


Nem posso ainda dizer que possuo uma super amiga íntima no grupo, mas só de ter boas ouvintes, solidárias, e pessoas receptivas que conversam comigo e me distraem na pracinha enquanto a gente distrai nossos babys...AHHHH! Já é MUITO e já me faz sorrir e me sentir mais tranquila pra encarar o próximo dia! Sei que não estou sozinha e que bem próxima a mim existem várias mamaães vivendo as mesmas inseguranças e alegrias!


Se fica uma dica pra quem está com bebê pequeno é: NÃO SE ISOLE!


Existe um imenso mundo de mamães por ai que assim como você querem ser abraçadas, ouvidas e consoladas! Um monte de mamãe por aí que quer companhia, sorrisos e bom dias! Um monte de mãe por aí que quer simplesmente uma AMIGA que entenda e apoie nessa fase da vida!


Eu estou em busca das minhas amigas de maternidade, e você!? Não desista!



PS: Post especial pras meninas queridas do Grupo Mamães do Castelo! Como disse, apesar de não ser íntima e não conhecer pessoalmente a maiorias das mamães, me sinto muito acolhida e acho que é algo que só tende a melhorar!!! FOTO DO GRUPO NO PIQUENIQUE realizado no último fim de semana, na pracinha do Castelo!


Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page