top of page

Sobre ser mãe... de segunda viagem!

  • Manu
  • 23 de jun. de 2015
  • 5 min de leitura

Eu jurei que seria diferente, afinal, a experiência já adquirida deveria me deixar muito mais tranquila. Mas fato é, assim como em tudo na vida a teoria funciona muito melhor que a prática! Chego a pensar que estar grávida pela segunda vez é muito mais amedrontante que estar grávida pela primeira vez... E pra meu espanto, não é que é?! Quanto nervosismo e receio!!! Quanto anseio!!!


Mas talvez seja assim mesmo que as coisas aconteçam com todas as mamães de segunda viagem! Quando engravidamos pela primeira vez seguimos rumo ao desconhecido onde a gente, por não conhecer, mesmo tendo medo, acaba idealizando e fantasiando muita coisa... Ai o medo dá lugar à fantasia e parece que tudo flui mais tranquilamente! Quando a gente vai ter o segundo filho não! A gente já sabe o que é ser mãe! Não dá pra fantasiar tanto! A gente sabe que é mágico, sublime, delicioso... Mas sabe também que é PUNK! Não vivemos mais apenas apenas as expectativas daquilo que só ouvimos falar... Temos a noção real de toda dor e alegria que nos aguarda pela frente! Afinal, já é mesmo sabido que ser mãe é padecer no paraíso, não?


Certas coisas que antes as pessoas me contavam, ou que eu imaginava apenas... Como as noites em claro, ou a dor de um seio ferido pela amamentação, ou o desespero de ver o seu bebêzinho sofrendo com cólicas ou com assaduras... Depois de ser mãe pela primeira vez a gente sabe na prática o que são! Eu vivi! Eu aprendi! Eu senti! Mas afinal de contas... pra que ter medo se eu sobrevivi, né? E convenhamos... se fosse tão difícil e doloroso assim, ninguém seria mãe mais de uma vez!


Sinceramente, não é de ter que passar pelas dificuldades que traz medo e aflição! Sei que se passei por tudo uma vez e estou aqui, linda, loira e feliz... Pela segunda vez não será diferente!


Mas o que dá desespero mesmo é descobrir um jeito de administrar, de forma justa e equilibrada, o tempo e o amor direcionados a cada filho! Porque afinal de contas, um novo bebê vai chegar por aqui, mas o "bebê antigo" ainda continua sendo um BEBÊ, cheio de carências, necessidades, dependências e descobertas pela frente! E eu continuo querendo não perder nenhum momentinho da vidinha dele!


Eu temo e sofro pelo Vítor! Sofro porque sinto que não existe nesse mundo a possibilidade de existir um sentimento maior ou mais forte do que o sentimento que sinto por ele... E aí eu sofro pela Luiza! Sofro porque sinto um medo danado de não saber multiplicar o amor que eu sinto pelo Vítor e entregar a mesma medida certinha pra ela! E sofro também porque não seria nada justo ela receber menos amor só porque chegou em segundo lugar! Enquanto a razão me diz que é óbvio que eu não preciso amar um menos pra poder amar o outro muito... o coração aperta com medo de não saber fazer o Vítor entender que ele continua sendo muito amado e a Luiza entender que ela será tão amada quanto! Complexo né? HAHAHAH! Mas é tudo isso e mais um pouco que me atormenta!


E em meio a esse tormento, o tempo vai voando e eu acabo perdendo meu tempo com a ansiedade e não conseguindo resolver NADA! É quarto sem montar, é chá de fraldas sem organizar, é foto sem tirar... Coragem menina, vamos lá!!!


Como se não bastasse toda essa aflição... a mãe de segunda viagem é constantemente obrigada a ouvir certas coisas que dão uma preguiça danada e uma vontade absurda de responder com a mais singela cara de paisagem (pra não dizer com um murro na cara bem dado!)!


Então fica ai uma listinha básica com algumas dicas preciosas do que NÃO dizer a uma mãe de segunda viagem... Até porque não é da sua conta né?


1) "MAS DE NOVO!!! Tá animada, hem!??!?!" - Até aí, ok! A gente sorri e finge que achou graça... Mas enquanto você não sabe o sexo do bebê você sofre uma pressão ABSURDA porque parece que é obrigatório que você esteja (e queira estar!!!) grávida de um bebê do sexo oposto do seu primeiro bebê! Sim!!! Afinal, você não pode ter gostado muito de ser mãe de menino e querer, simplesmente ter outro menino né?!?!?! É praticamente uma REGRA ser obrigada a querer ter o bebê do outro sexo!


Ai vem a segunda querida frase sem noção.



2) "TOMARA QUE AGORA VENHA UMA MENININHA NÉ?" (ou um menino, caso você já tenha uma menina!) - A minha "sorte" é que SIM, meu primeiro filho foi um menino e a segunda será uma menina! Sorte porque senão eu tenho certeza que me olhariam com olhar de pena, e eu não sei não se teria paciência, delicadeza e educação suficiente pra não responder: "Tomara pra quem? Quem tá grávida sou eu ou você? Porque você nem perguntou minha preferência!".


Sinceramente fico chocada quando vejo as pessoas falando... "COITADA! Fulana está grávida de outra menininha!!!"... como se o simples fato de estar grávida, por si só, não fosse uma benção danada, uma baita alegria e o maior motivo pra celebrar! Coitada porque????


Daí a "coitada" engravida de um bebê do mesmo sexo ainda é orbigada a ouvir o seguinte...


3) "OUTRA MENININHA!? Xiiiiii! No terceiro você acerta!" - Como se você tivesse errado! E em qual manual que está escrito que é obrigatório que todo mundo tenha ao menos um menino e uma menina mesmo???


E quando a gente pensa que o repertório do terror acabou a gente ainda escuta coisas do tipo...


4) "Você vai ver como no segundo a gente engorda bem mais e mais depressa!" - Lá vem as pessoas achando que o que aconteceu com elas obrigatoriamente vai acontecer com você também... Pelo contrário! Minha barriga custou a aparecer na segunda gestação, e até agora ganhei muito menos peso!


5) Você vai ver como o primeiro vai ficar terrível de ciúmes! Você devia ter esperado mais tempo... Ele é muito pequeno!" - Obrigada por me deixar super animada e me sentindo nada culpada!


6) "Agora chega né? Vai fechar a fábrica!"ou "Você ainda é muito nova né? Dois é pouco, três que é bom!" - Mais uma vez eu me pergunto... o que alguém, além do meu marido, tem a ver com isso meu Deus do céu!!! Guarde a sua matemática e suas expectativas pra você!


E continuando...


7) "Seu corpo NUNCA mais voltará a ser o mesmo!" - Já ensaiei a resposta pra essa: "Só porque você ficou um bagaço porque é preguiçosa pra correr atrás e se cuidar você tá me desejando o mesmo!?". Porque sinceramente pessoal, o que não falta é instagram de mamães que malham por aí, e que tão com tudo!!! Basta querer! Não tô dizendo que é fácil... até porque não consegui depois do Vítor! Mas se eu já entrar achando que é impossível, ai que a coisa desanda mesmo né?


8) "AGORA SIM! Com 2 filhos você vai ver como é difícil!" - É pra me animar ou pra fazer eu me arrepender?! Não entendi!


Pra completar...


9) "Não vai poder ter o parto normal né, já que você já fez uma cesárea!" - (ou vice versa...). E de repente todo mundo vira obstetra e sabe de tudo!!!


10) "Tomara que dessa vez seu bebê durma né?" - Sinceramente... se ela for uma garotinha saudável e feliz, pra mim está de ótimo tamanho! Não crio mais expectativas quanto ao comportamento e temperamento do meu bebê! Lição aprendida!


Então meus amores... fica a dica do que não dizer caso algum de vocês me encontre por aí! HAHAHAH E pode ter certeza que a mesma lista serve pra maioria das mamães de segunda! Seja compreensivo, solidário e se não for pra dizer algo que realmente acrescente ou que seja relevante pra pessoa, prefira o silêncio, que é ouro!!!


E pras gravidinhas de segunda viagem... força na peruca!

Vamos que vamos!


Beijinhos, beijinhos...






コメント


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page